Consultor SEO: O que ele pode te oferecer?

O Consultor SEO está se tornando muito popular nos dias de hoje, e por uma boa razão …

A internet está crescendo rapidamente, por isso, estar bem classificado nos mecanismos de busca, como o Google, é mais importante do que nunca.

No entanto, como dono ou diretor de uma empresa, você pode estar se perguntando:

  • O que é um consultor de SEO?
  • O que um especialista em SEO realmente faz?
  • Preciso contratar alguém para fazer SEO para o site da minha empresa?

Vou me aprofundar e ajudar a responder algumas perguntas para você …

 

O que é um consultor de SEO e por que eu preciso de um?

 

Bem, normalmente um “consultor”  é um especialista em um tópico específico, e eles são pagos para dar conselhos sobre esse tópico para indivíduos ou empresas que precisam dele. Então, dessa forma, um consultor de SEO não é diferente. Eles são especialistas em otimização de mecanismos de busca e são pagos por empresas e donos de sites para aconselhar sobre como obter classificações mais altas no Google, tráfego mais segmentado e, finalmente, mais lucros para seus sites.

 

Você está procurando um consultor SEO?

Como uma empresa de marketing fez R$ 800.000 em vendas para um de seus clientes em 3 meses, fazendo apenas SEO?

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A otimização do mecanismo de busca mudou radicalmente nos últimos anos como nunca antes. Tudo o que antes era amplamente considerado como SEO, não é mais aceitável da mesma maneira. Na verdade, o que a maioria dos especialistas em SEO estava fazendo vários anos atrás era, na verdade, considerado spam e, se eles acessaram seu site com aquelas estratégias “sujas” ​​que eram antigas e obsoletas, é provável que você tenha estragado seu site.

Boa sorte em conseguir que ele seja classificado na primeira página da busca do Google agora.

 

Primeiro de tudo, o seu site é um ativo. Comece a pensar dessa maneira. Eles estão sendo vendidos por milhares e milhares de reais todos os dias (vou escrever um artigo sobre isso). Veja o print abaixo do site de leilão de domínios da GoDaddy que tirei enquanto escrevia esse artigo, veja a diferença de valores e veja que você pode sim, vender seu site por um ótimo preço:

 

O valor do seu site é devido a vários fatores e a maioria deles não tem nada a ver com o design.

 

O que gera valor para um site?

 

  1. Muito tráfego;
  2. Ótima classificação de muitas palavras-chave nas Posições do Search Engine Ranking (ou SERPS);
  3. O site converte o tráfego para leads e clientes;
  4. As pessoas voltam ao site (Revisit).

 

Para ajudar você a ter uma perspectiva melhor do marketing do mecanismo de busca que é menos técnico, responda às perguntas abaixo.

 

  • Como você resolve os problemas das pessoas em seu site e fornece valor?
  • O que o seu site faz para as pessoas?
  • As pessoas chegam ao seu website e se envolvem com ele?
  • Você conhece as análises importantes do seu site?

 

Se você sabe responder todas essas perguntas, você está no caminho certo. Se você não souber responder, precisamos conversar antes de continuar lendo mais sobre o SEO.

O consultor de SEO estará pronto para te ajudar a responder essas perguntas e te mostrar o caminho. Durante o meu trabalho com algum cliente, se for do interesse dele, tento sempre passar todo meu conhecimento sobre sites para ele. Acredito sempre que conhecimento existe para ser compartilhado. Quanto mais conhecimento, melhor será.

O consultor SEO analisará os dados de seu site, verá como ele recebe visitantes, identificará o conteúdo completo, analisará a estratégia a longo prazo da sua empresa e conhecerá você e seu mercado antes de entrar no nicho de seu site, rumo ao topo do Google.

SEO não é fácil e certamente não é algo que você pode fazer de um dia para o outro. É muito técnico, desafiador e os algoritmos dos mecanismos de busca são muito exigentes e estão em constante mudança.

Você não pode simplesmente sair e pagar o seu sobrinho que vive jogando Dota para ter seu site classificado. O sobrinho vai fazer você economizar, mas sua economia vai custar caro a partir do momento que seu site começar a ser penalizado pelo Google por “badSEO”.

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Você também não deve contratar uma empresa de SEO que trate seu site como uma commodity. Que vai te cobrar um preço muito abaixo do normal, e dessa maneira vai ter 50 clientes onde cada um paga R$ 300,00. Ótimo para empresa, ela fatura R$ 15.000 por mês, mas e os clientes? Tem algum retorno?

A empresa não dá conta de cuidar de 50 clientes de maneira única, nem pagar Consultores SEO o suficiente e ainda lucrar, já que o salário deles será baixíssimo para conseguir contratar bons consultores SEO (a não ser que contrate todos os sobrinhos… aí já viu.)

Em ambos os casos, seu site pode acabar por ser desindexado, e acredite, nada é pior para seu site do que ele ser desindexado do Google. Desindexar é como um buraco negro, entrar nas profundezas da internet e é quase certo que nunca mais voltará a aparecer no Google!

Tive um cliente de Singapura que me disse que eu estava cobrando muito caro, e que íamos parar por um tempo porque ele achou alguém por um preço melhor. Eu não achei ruim, eu confio no meu preço (e no meu trabalho).

Dois meses depois recebo uma mensagem pelo Upwork (site onde ele me encontrou e me contratou), a mensagem dizia que o site dele foi desindexado e ele precisava de uma ajuda para indexar de volta as suas páginas.

Avisei que era incerto que o site voltaria a aparecer no Google, e que seria um trabalho a longo prazo, e meu preço se manteria.

O site dele não voltou mais a ranquear no Google (não me lembro o nome do site para procurar agora).

Moral da história… gastou pouco, mas o prejuízo foi enorme, além de ter gastado dinheiro com um serviço que não prestaria, foi penalizado pelo Google e perdeu a indexação do site.

Desindexar é quando o site deixa de aparecer no Google. Mesmo que você tenha pesquisado o nome da empresa, o seu site pro Google não existe! E achar que SEO se faz do dia pra noite (fastSEO), é se iludir. O fastSEO não é uma realidade, fastSEO é como um unicórnio branco, você quer que ele exista, mas só vai conseguir vê-lo nos seus sonhos.

 

SEO é como arquitetura. Você vai pagar um real para projetar, desenvolver e construir uma casa grande para sua família morar? Você acha que vai ficar boa pelo que pagou? Todas as empresas imobiliárias sabem que se você investir um bom dinheiro em suas propriedades, você pode acabar colhendo os frutos mais tarde.

Especialistas em SEO são os arquitetos. Profissionais realmente bons que também farão a construção, porque sabem o que fazem.

Por exemplo: Fui contratado para ser o SEO do maior resort all inclusive da América Latina. O maior desafio além de colocar as páginas para rodarem perfeitamente, era focar nas reservas de Black Friday. Eles tinham um ótima equipe de Marketing, não tive problemas com nada para fazer com que o site todo rodasse otimizadamente. Conseguimos fazer uma ótima campanha e o Black Friday superou as espectativas e bateu recordes. Não posso falar em números aqui pelos contratos, mas agora você imagine quantos acessos o site teve no dia do Black Friday e quanto faturou SOMENTE nesse dia.

Valeu a pena me contratar? É sempre bom dizer, não fiz o Black Friday acontecer sozinho, mas estive ali por trás observando tudo o que acontecia e coordenando os erros, desde por onde o usuário chegava, que caminho ele fazia, por que não completava a reserva e muitas outras coisas. Durante o período que foram meus clientes, alavanquei mais de 190 palavras na primeira página do Google (somente das que estava monitorando no meu software):

A foto acima é de um software de monitoramento de palavras-chave e mostra que a visibilidade deles no celular subiu 43%, chegando em 48% (ou seja, tinham 5% sobre as palavras-chave que queriam ranquear).

40 palavras-chave foram para a primeira posição no Google, outras 85 apareceram na primeira página. 192 subiram no ranking e apenas 9 desceram.

O Consultor SEO deve saber desses números diariamente, para saber traçar a próxima estratégia de ranqueamento.

 

O que um Consultor SEO deve saber?

No mínimo, um consultor profissional de SEO ou empresa de consultoria deve ter experiência e conhecimento em algumas áreas…

SEO on-page

Aqui é só o tratamento que você faz no seu site. A maioria das pessoas tende a pensar em SEO como uma estratégia externa, que normalmente significa linkbuilding e sinais sociais, mas há muitas coisas que precisam ser feitas em seu site antes que qualquer uma das outras técnicas funcione.

Basicamente, o seu site precisa ser “mobile-friendly“, a fim de classificar bem, não importa o que você faz, e seu consultor de SEO deve ser capaz de aconselhá-lo sobre o que você precisa fazer em seu site para prepará-lo para classificar.

 

Aqui estão alguns dos fatores ON page que o consultor SEO deve ajudá-lo:

(Nota: Eu não vou entrar em muitos detalhes sobre isso, porque este post se transformaria em um livro. Caso queira saber mais entre em contato comigo que conto mais sobre, enquanto não escrevo um e-book sobre o tema.)

  • Tag do título – Obter uma tag de título certo é muito mais difícil do que você imagina. E uma tag de título adequadamente otimizada pode fazer maravilhas para seu site.
  • Tags de descrição – praticamente o mesmo pode ser dito sobre esta tag como no título. É muito importante para a otimização de mecanismos de busca no site.
  • Conteúdo de qualidade – A parte mais importante de qualquer site e vital para alcançar classificações elevadas do Google! Mas suas páginas são realmente bem escritas? Com conteúdo verdadeiramente de qualidade do ponto de vista do Google e para seus usuários? Você provavelmente pensa que sim, mas muitas vezes acaba surpreendido.
  • Densidade de palavras-chave – outra coisa que você não quer deixar escapar. Já falamos lá em cima sobre isso, mas é sempre bom lembrar… estude quais palavras-chave são importantes pra você e sempre monitore todas!
  • LSI (Indexação Semântica Latente) – O resumo básico do LSI é que o conteúdo de um site é rastreado pelo Google em que as palavras ou frases mais comuns, juntamente com seus sinônimos e palavras relacionadas, são identificadas como palavras-chave de cada página. Isso é importante para ranquear diversas palavras-chave parecidas de uma só vez. Por exemplo; Se o título da sua página for “Fatos sobre animais”, o Google espera encontrar outras palavras relacionadas ao conteúdo da página, como cães, gatos, pássaros, etc. Isso ajuda você a subir no ranking porque o Google percebe que seu site é realmente sobre o assunto. Além disso, você também pode classificar para termos LSI, além de suas principais palavras-chave.
  • Estrutura do site – Suas páginas estão usando dados estruturados? Os mecanismos de pesquisa podem rastrear seu site com facilidade? Os problemas de conteúdo duplicado estão sendo processados ​​corretamente no site? O design é amigável para SEO? Estas são todas as coisas que o consultor SEO deve ser capaz de lhe dizer e ajudá-lo a consertar, se necessário.
  • Cabeçalhos – Seus cabeçalhos e subtítulos estão usando as tags HTML corretas e as palavras-chave adequadas?
  • Velocidade do site – Isso está aumentando na importância do SEO, já que tudo na internet fica cada vez mais rápido. As pessoas têm pressa, por isso seu site precisa ser carregado rapidamente para obter melhores resultados.
  • Compatível com dispositivos móveis – os sites tendem a aparecer de forma muito diferente em dispositivos como smartphones e tabelas do que em computadores normais. O mundo está se tornando cada vez mais móvel e mais pessoas estão ficando online através de celulares e tablets do que por computadores nos dias de hoje. Por isso, é MUITO IMPORTANTE que seu site seja otimizado para celular e otimizado corretamente para ele.
  • Marcação de dados estruturados / Schema – Dados estruturados permitem que o Google entenda seu site, o que pode ajudar muito no ranqueamento.

… E muitas outras coisas! O consultor SEO deve saber sobre tudo isso e muito mais para começar a melhorar o seu site. Você está contratando um consultor SEO porque eles são especialistas nesses quesitos, então tenha certeza de que eles realmente são antes de contratar um.

 

SEO off page

Mais uma vez, não vou entrar em detalhes reais sobre as várias estratégias de SEO off page até escrever um e-book completo sobre.

  • Link Building – Esta é uma das partes mais importantes do SEO, mas existem algumas boas maneiras de fazê-lo e muitas maneiras péssimas de fazê-lo. Você e o consultor SEO precisam saber a diferença e fazer SEMPRE o certo. Nada pode destruir seus rankings e o futuro do seu site ou negócio mais rápido do que ser penalizado de usar táticas ruins de Link Building. É absolutamente crucial que isso seja feito corretamente!
  • Social Media – Isso está crescendo significativamente, falando como fator de ranqueamento. Na verdade, agora é uma das partes mais importantes do SEO. Seu conteúdo é postado em redes sociais? Será compartilhado por pessoas confiáveis ​​e respeitadas em seu setor?

Quanto mais curtidas, compartilhamentos, tweets, pins, upvotes, favoritadas e qualquer outra mídia social amar o seu site, melhor será para consolidar seus rankings no Google, Bing, Yahoo e outros mecanismos de busca . Sem mencionar o fato de que essas coisas trarão muito mais tráfego direto e darão à sua empresa um grande impulso.

  • Vídeos – De muitas maneiras, os vídeos são o futuro da internet e o marketing de vídeo é o futuro do SEO. O próprio YouTube é o segundo site de busca mais visitado do mundo, atrás apenas do Google, que por coincidência, é o dono do YouTube… Os vídeos otimizados tendem a se classificar bem e muito mais rapidamente do que um site normal. Eles também são ótimos para ganhar links, excepcionais para exposição e branding, além de ter conteúdo incrível por si só. Além disso, eles são compartilhados e reenviados muito mais do que o conteúdo de texto.
  • Marketing de Conteúdo – As pessoas se tornaram cegas para a maioria das formas de anúncios. Eles não percebem banners, pulam comerciais de TV, ignoram cartazes, usam rádio via satélite ou simplesmente não escutam propagandas de rádio, estão descobrindo a diferença entre anúncios PPC (pague por clique) e buscas orgânicas, não abrem e-mails promocionais e assim por diante. O marketing tradicional está morrendo rapidamente – tanto online quanto offline! Então, o conteúdo é o principal fator do presente, e será também uma dos principais fatores do futuro do marketing, especialmente online. Basta olhar; marketing de internet eficaz não é possível sem um ótimo conteúdo hoje em dia. E isso certamente inclui SEO – mais ainda do que a maioria.

 

O consultor SEO precisa saber como criar conteúdo gratuito útil e compartilhá-lo na internet de uma forma que atraia tráfego segmentado para seu site, torne esses visitantes em clientes em potencial e, em seguida, os converta em compradores.

Em seguida, mantenha o conteúdo atraente o suficiente para transformar essas pessoas em clientes fiéis, que dessa maneira, falarão bem da sua empresa, atraindo mais clientes fiéis. O seu cliente é seu maior marketing.

De qualquer forma, marketing digital engloba muitas estratégias, que incluem as coisas citadas acima, mas isso é apenas a ponta do iceberg. Há muito mais nisso. E a otimização de mecanismos de busca está sob esse enorme guarda-chuva de marketing digital, no qual muitas das táticas usadas se sobrepõem umas às outras e ajudam em mais de uma maneira.

 

O que não fazer (nunca!)

Quando se trata de otimização de mecanismos de busca, há muitas coisas que você não deveria fazer. Estas são muitas vezes mais importantes do que você deve fazer. Evitar essas coisas é vital para o sucesso do seu site. Você pode fazer 100 coisas certas e apenas um erro desses pode arruinar completamente seus rankings, ser penalizado ou banido. É muito importante que quem faz consultoria em SEO saiba o que NÃO fazer e ajude a evitá-las.

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Veja um breve resumo de algumas dessas coisas:

  • Over-optimization (gosto de chamar de KeyOver também) – Usando sua palavra-chave muitas vezes dentro do seu conteúdo ou nos esforços de criação de links.
  • Links não-naturais – Muitos links de um tipo de site, muitos links dofollow, usando o mesmo texto âncora repetidas vezes, e assim por diante. Deixam aparentar que você comprou sites para colocarem seu link, coisa que o Google não aceita, e se repara nisso, pode ter certeza que será penalizado.
  • Link spamming – Enchendo seu site com links de qualquer lugar e em qualquer lugar. Menos muitas vezes é mais, quando se trata de SEO.
  • Links de baixa qualidade – Você definitivamente quer qualidade sobre quantidade hoje em dia. Apenas alguns sites de alta qualidade, links relevantes vão superar centenas de links de baixa qualidade a qualquer momento.
  • Certos tipos de links – Nem todos os links são feitos iguais. Hoje em dia existem algumas táticas de link building que podem fazer muito mais mal do que bem. Seu consultor deve saber o que são e garantir que seu site fique longe deles.
  • Conteúdo ruim – copiar, plagiar ou simplesmente escrever conteúdo de baixa qualidade pode ser prejudicial ao seu site de VÁRIAS maneiras.

 

Atualizações do Google

O mundo SEO está sempre mudando. Isso se deve em grande parte ao fato de que o Google está sempre atualizando seus algoritmos (fatores de classificação) para impedir spam e outras táticas suspeitas. Assim, um verdadeiro especialista em SEO ficará por dentro das constantes mudanças para estar sempre atualizado com a indústria.

Outros

 

  • Mais preocupado com o aumento de seus lucros online – Cada especialista em marketing digital ou consultor de negócios online de qualquer tipo deve estar mais preocupado com o aumeto de seus lucros. Afinal, você os contratou por sua expertise em marketing digital. Eles devem ser capazes de ajudá-lo a obter o maior retorno a médio-longo prazo sobre o investimento possível para sua empresa.
  • Saber como fazer SEO da maneira certa – Certifique-se de o consultor SEO sabe o que está fazendo. Isso pode ser difícil de julgar, pois você provavelmente não sabe muito sobre o assunto, mas acompanhando meu blog semanalmente você com certeza terá uma noção bem maior desse mercado que está aí faz anos e muitos desconhecem.

Se você está contratando uma grande empresa de marketing ou uma empresa de publicidade genérica, você pode pensar que está seguro devido ao seu tamanho, mas com certeza precisa ser mais cuidadoso com isso.

Muitas dessas grandes empresas colocam SEO em sua lista de serviços, mas estão longe de ser especialistas nisso. Muitos não têm a menor idéia de como fazer isso, eu já vi casos e mais casos de empresas assim, até por isso em alguns casos ofereço parceria com empresas de publicidade e agências digitais, um exemplo é minha parceria com a Fishy, que há mais de dois anos contam com o meu trabalho junto aos clientes deles.

E isso, é uma parcela sobre o que faz um Consultor de SEO. Claramente, este é apenas um resumo básico e há muito mais do que isso. Além disso, a otimização de mecanismos de busca é uma indústria em constante mudança, por isso sempre há coisas diferentes para acompanhar.

Mas pelo menos agora você tem uma idéia muito melhor do tipo de trabalho que eu e outros profissionais podem fazer por você e pela sua empresa, e algumas informações sobre, a fim de garantir que você está contratando a pessoa certa para o trabalho. O sucesso nos negócios pode depender disso.

Quer que eu faça uma análise gratuita do seu site, onde mostro os pontos positivos e negativos dele? Fale comigo que eu te garanto uma ótima análise online e claro, sempre tirando todas suas dúvidas.

Podemos também agendar um horário para conversarmos e discutirmos suas estratégias de negócios e se o SEO puder ajudar nas suas metas, estou aqui para somar sempre.

Conseguiu entender mais sobre o assunto? Ficou com alguma dúvida? Quer acrescentar algo? Fale pra mim nos comentários abaixo e compartilhe com todos aqueles que estão querendo melhorar a aparência online!

Abraços!

3 comentários em “Consultor SEO: O que ele pode te oferecer?

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