Como ser um Influencer no Instagram

“Lembro-me de quando atingi o marco mais emocionante no Instagram.”

Não era o número de seguidores, curtidas ou comentários. Minha conta não passava de um produto de muito trabalho duro. Não fiz uma grande colaboração ou fui apresentado por alguém grande.

Tudo o que aconteceu foi que uma marca me enviou material gratuito em troca de promovê-lo na minha página do Instagram.

Eu era oficialmente uma “influencer“.

Influencer: o indivíduo cujo efeito na decisão de compra é de alguma forma significativo ou autoritário.

Era nisso que eu trabalhava desde que comecei a pensar em administrar uma conta do Instagram. Foi o primeiro passo para tornar realidade o meu emprego dos sonhos – ser uma mãe-blog / blogueira / influencer que fica em casa.

Levei dez meses para chegar a esse primeiro marco. Mas a segunda vez foi muito mais rápida.

Aqui está o que eu aprendi.

 

  1. 5.000 seguidores não é uma meta real.

digital influencer instagram

Se você se tornar um influencer, verá pessoas citando todos os tipos de número de seguidores necessários para ser um “influencerreal”.

Algumas pessoas dizem 5.000, outras dizem 10.000, mas todas são apontadas como um tipo de número mágico. Depois de atingir esse número de seguidores, as marcas o veem como um “verdadeiro influencer” e se reúnem para colaborar com você.

A verdade é que qualquer um pode ser um influencer de cerca de 1.000 seguidores, ou talvez até menos. Fiz isso com 2.500 seguidores, mas gostaria de ter tentado começar mais cedo.

Lembre-se, o objetivo de ser um influencer é vender coisas para as pessoas. As marcas costumavam se concentrar em grandes estrelas do Instagram (como Kylie Jenner) porque, como tinham os maiores seguidores e, portanto, a maior chance de um de seus seguidores ver seu ídolo consumindo algo, e também quer consumi-lo.

Mas estrelas como Beyoncé têm um envolvimento relativamente baixo.

O que é engajamento?

O engajamento é calculado como o número de curtidas + número de comentários, dividido pelo número total de seguidores.

As Kylie Jenners do mundo podem receber três milhões de curtidas – mas com mais de 120.000.000 de seguidores, isso representa apenas 2,5% de envolvimento. A relevância é baixa.

Pessoas como eu, com menos de 10.000 seguidores, tendem a ter cerca de 10% de taxa de engajamento. A interação é muito maior.

E somos muito mais baratos. Fiquei feliz em promover esta marca para produtos gratuitos.

É uma vitória para os profissionais de marketing alcançar o cliente ideal de maneira eficaz e barata.

 

2. Seja proativo

 

Idealmente, é claro, eu teria milhares de marcas me enviando mensagens, clamando por colaborar.

Em vez disso, tenho que alcançá-los.

Encontrei marcas de guloseimas para gatos, brinquedos para gatos, comida de gato, todo tipo de parafernália para gatos no Instagram. Elaborei cuidadosamente uma mensagem, apresentando minha oferta.

Os ingredientes da mensagem:

  • As razões pelas quais nos encaixamos perfeitamente;
  • Minha postagem proposta;
  • Informações demográficas do meu seguidor.

Isso é tudo que eu precisava. Enviei uma mensagem para algumas marcas que meus gatos amavam e me sentei para esperar.

Dentro de algumas horas, uma marca voltou para mim, pedindo meu endereço para me enviar algumas novidades da linha de Natal deles.

 

3. Atenha-se à sua mensagem

A razão pela qual essa tática funcionou tão bem é porque eu coloquei muita pesquisa em meu alcance. Minha campanha proposta fazia sentido para as marcas.

Os dados demográficos do meu público-alvo eram perfeitos para as marcas que enviei mensagens. As marcas estavam no Instagram, então enviá-las por meio desse meio era um bom método. Eles não eram muito grandes, mas também não eram muito pequenos – o tamanho perfeito para uma conta da minha contagem de seguidores.

Mais importante, eles venderam produtos que acho que meu público adoraria. Eu olhei para marcas que veriam meu público como seu cliente ideal.

Conheço bem meu público. Eu interagi com muitos deles e, em um número tão pequeno de seguidores, construí uma comunidade real. O que isso significa para as marcas que procuram influenciadores é que meu público está disposto a confiar em mim e respeitar minhas opiniões sobre os produtos. Isso é lucrativo para eles – e mais tarde, para mim.

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Qual é o objetivo?

Após a primeira vez que estendi a mão a uma marca, fiquei emocionada. Este foi o primeiro passo na jornada de ser uma mãe-blog / dona-de-casa.

Levei dez meses para chegar a esse ponto. Mas fiz a mesma coisa novamente apenas uma semana depois.

Depois de desmistificar seus métodos, você pode facilmente começar a se expandir e crescer. E quem sabe? Talvez em breve alguém me pague dinheiro para publicar uma foto fofa dos meus gatos.

 

Texto traduzido de: Zulie Rane – Texto original aqui.

 

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